CrossFit foi criado em 2000 pelo ex-ginasta Greg Glassman.
A história de Greg com os esportes começa cedo. Porque quando criança, teve poliomielite e usou a ginástica para recuperar sua força. Com pouco tempo, se torna ginasta competitivo.
Como muitos atletas jovens, Greg queria ser mais forte. Então descobriu que se usasse halteres e uma barra, ele poderia ser mais forte. Mais que os atletas que só usavam o peso do corpo para se exercitar. Como também pedalava, sabia que possuía outra vantagem. Por mais que um atleta pudesse ser melhor que ele em uma dessas atividades, dificilmente seria melhor quando considerado o desempenho total nas três (bicicleta, levantamento de peso e ginástica).
E são estes dois aspectos da vida de Greg. A busca por saúde e por uma capacidade física o mais completa possível, que são fundamentais para entender a metodologia do CrossFit.
O INÍCIO DO CROSSFIT: FOCO NOS MOVIMENTOS FUNCIONAIS E SIMPLES
Em primeiro lugar buscou por exercícios que o ajudassem a recuperar sua força. Como resultado fez com que Greg passasse, em sua juventude, por 7 academias diferentes. Insatisfeito com os exercícios praticados nestes estabelecimentos, desenvolveu novas séries. Esses exercícios seriam, mais tarde, os princípios do CrossFit.
Em entrevista para a CBS News (confira aqui, em inglês), Glassman ressalta que seu objetivo com o CrossFit sempre foi estimular os movimentos simples e funcionais, como levantar pesos e objetos, não importando se você tem 25 ou 75 anos.
Afinal, com o sedentarismo típico da vida moderna, acabamos deixando de lado movimentos básicos como agachar, pular e correr. E esses exercícios, aparentemente banais, são muito importantes para o desenvolvimento e a manutenção das nossas capacidades físicas.
E é com essa mentalidade que Glassman começou a trabalhar como personal trainer. Em 1995, abriu uma academia em Santa Cruz. Além disso, foi contratado para treinar o departamento de polícia da cidade. DEsde então aumentou da demanda pelo seu trabalho, deixou de dar aulas particulares e passou a dar aulas em grupo. É quando percebeu que as aulas coletivas eram vantajosas tanto para os alunos, que gostavam das atividades em grupo, quanto para ele, que conseguia otimizar seu tempo sem afetar a qualidade do treino. E, assim, nasce a comunidade CrossFit, que é formalmente instituída no ano 2000.
ESPORTE BASEADO EM UMA METODOLOGIA DE FITNESS
Desde o início, a preparação completa do corpo era uma preocupação de Glassman. Assim, a estratégia do CrossFit é focar no desenvolvimento das habilidades físicas gerais, a partir de um treino dinâmico e funcional.
Com uma definição de Fitness elaborada a partir de evidências científicas, o CrossFit promove o conceito de saúde total. Com treinos que desenvolvem todas as aptidões básicas do corpo e preparam os alunos para realizar qualquer tipo de atividade física. Isso por meio de exercícios que permitem um uso equilibrado das energias do corpo.
A angústia do atleta que pedalava, levantava peso e fazia ginástica para poder ter o condicionamento físico mais completo possível é finalmente resolvida com esse esporte, que promove uma preparação completa, a partir da incorporação de movimentos de diferentes esportes e com diferentes níveis de intensidade e velocidade.
WORK OUT OF THE DAY (WOD)
Além de ser um esporte dinâmico e recomendado para todas as idades (a partir de 3 anos), o CrossFit possui outro diferencial. Serve para pessoas que querem apenas desenvolver as habilidades físicas básicas do corpo de maneira completa e eficiente. Como também para atletas que estão se preparando para uma competição (leia a história da atleta de Wushu Paula Amidani).
Os exercícios de alta intensidade e curta duração do WOD cumprem este papel de forçar o praticante a desempenhar o seu melhor, como se estivesse em uma competição de verdade. E isto, além de treinar o físico, prepara o emocional.
Como um ex-atleta competitivo, Greg Glassman sabe como é importante parecer forte diante dos juízes ao ver seus pontos serem subtraídos, após uma rotina intensa de exercícios. Com o WOD, os atletas podem experimentar esses mesmos sentimentos.
O SUCESSO DO CROSSFIT
O negócio de Glassman deu tão certo que, em 2005, o CrossFit já possuía 13 afiliados. Em 2012, já havia passado da marca dos 3.000. Em 2014, da marca dos 10.000. E em 2018, já são cerca de 14.000.
Este esporte é reconhecidamente um fenômeno do mundo fitness e tem despertado a curiosidade e interesse de investidores e atletas, tanto por sua metodologia eficaz de exercício, quanto por seu modelo de negócio.
E o sucesso não é à toa: com uma metodologia cientificamente verificável, o CrossFit promove resultados claros e mensuráveis a seus atletas. E não interessa se você quer apenas voltar a se exercitar ou treinar para uma competição: o CrossFit é para todos!
Quer conhecer o CrossFit? Venha fazer uma aula grátis.