Um detalhe muito importante sobre a prática do CrossFit, os seus movimentos são muito adaptáveis e permitem que cada praticante realize seus exercícios dentro de sua capacidade.
Aliando isso à criação de alguns hábitos muito saudáveis, sua evolução é certa.
Vamos citar aqui alguns:
1 – Deixe a vergonha fora do Box.
Não tenha vergonha de fazer adaptações e muito menos de tirar todas as suas dúvidas com seu coach, o desenvolvimento da técnica passa pelo processo de adaptação e aprendizagem. Aquelas pessoas que mostram mais desenvoltura e velocidade nos treinos também já passou pela fase em que você está. Então a dica é desencane e foque no seu tempo e aprendizagem. Quanto melhor desenvolver sua técnica, mais rapidamente os resultados aparecerão.
2 – O foco deve ser em você, sempre.
É comum a comparação com as pessoas que estão no Box a mais ou menos ao mesmo tempo que você. Mas nessas comparações se esquece de um importante detalhe, enquanto algumas pessoas estão iniciando o contato com o CrossFit, ou até mesmo com a pratica de uma atividade física, outros estão mudando de atividade ou, como é muito comum, usando os benefícios do treinamento para alcançar resultados melhores em seu esporte. Pode ser que aquela gata, ou aquele cara que estão arrebentando nos movimentos sejam atletas muito experientes. Por isso o foco deve sempre ser em você.
3 – Conhecer seu corpo e sua capacidade
Mas como fazer isso? Como aprender sobre os limites do corpo? Aqui via uma dica fundamental. Os exercícios educativos estão aí para isso, com o aprendizado gradativo e no tempo certo, vão acelerar seu desenvolvimento e prevenir lesões. Aliás, a melhor forma de atrasar seus planos é conseguir uma lesão por exceder muito os limites. O objetivo é sim superar seus limites, mas com consciência e supervisão de seu coach.
4 – Foco no desafio pessoal e nada de se subestimar.
Manter a capacidade de se desafiar sempre vai ajudar muito para atingir suas metas, aqui vale aquela máxima de que os limites estão aí para serem superados, mas sempre com cuidado e atenção para não exceder sua capacidade. Não se apresse tanto, você vai melhor sua capacidade a cada treino, a cada movimento. E esqueça daquela história do “eu não consigo”, a persistência e dedicação costumam atropelar essa limitação.
5 – Atenção à sua evolução
Registre seu progresso, seus tempos e cargas. Isso vai ajudar no aperfeiçoamento de suas técnicas, vai medir sua evolução e te ajudar no autoconhecimento. E ainda, vai te dar aquele gostinho de vitória cada vez que você perceber a melhora no desempenho. É uma motivação para se levar muito em conta.
Se ainda tem dúvidas que o CrossFit é para você, venha fazer uma aula gratuita na CrossFit Itanhaém e veja porque muita gente tem mudado de vida por conta do CrossFit.