Dinâmica de uma Aula de CrossFit
No CrossFit o formato do treino sempre será o mesmo não importa em que parte do planeta você está. Com duração de aproximadamente 1h, sempre dividido em três partes: Aquecimento/Mobilidade , Técnica e WOD (workout of day).
O treino NUNCA se repetirá (exceto se o objetivo for refazer um treino feito à muitos meses para notar a sua evolução) e aí está a primeira grande diferença do CrossFit para os outros tipos de treinamento! Ao chegar em um Box você não encontrará uma ficha com exercícios. No lugar disso, você verá uma lousa onde estará anotado o treino do dia, diferente do que foi ontem e do que será amanhã! O Aquecimento como o nome diz, tem a função de literalmente “aquecer” o seu corpo e prepará-lo para o que vem a seguir, evitando lesões.
CrossFit - Técnica
Na Técnica o Coach (Treinador) terá um movimento como foco e apresentará educativos com o objetivo de levar os alunos a aprender à execução do movimento completo, sempre presando por um padrão de movimento consistente e consequentemente seguro baseado na condição individual de cada aluno. Na Técnica muitas vezes o Coach vai de aluno por aluno, passando correções individuais para cada um, para que todos possam evoluir no movimento. E por último, mas não menos importante, o WOD ou Workout of Day, ou Treino do dia, enfim... Nessa etapa todos terão uma mesma tarefa para cumprir, seja ela por tempo, por repetições ou por carga. Podendo adaptar os movimentos de acordo com o nível de cada um.
O importante aqui é dar o seu melhor e se superar!
CrossFit é Superação
Se pedissem para escolher uma palavra que definisse o que é o CrossFit, essa palavra seria SUPERAÇÃO. Isso porque seja você um aluno que esta iniciando na modalidade ou um atleta de elite, se superar fará parte da sua vida! Como dito no texto Qualquer um pode praticar CrossFit?, todos os movimentos do CrossFit são 100% adaptáveis, porém isso não faz deles menos desafiadores!
Afinal cada pessoa tem a sua história, suas características e suas limitações e no CrossFit isso não é um problema e sim um ponto de partida. No final das contas, isso é o que nos move, encontrar meios de levar “pessoas normais” ao seu melhor condicionamento físico, da forma segura e divertida, afinal nada é mais divertido do que se superar!